top of page

Turismo é pauta de Audiência Pública


Na manhã desta quinta-feira (09/02), foi realizada no plenário da Casa Legislativa, a Audiência Pública que apresentou e discutiu o Plano Municipal de Desenvolvimento Territorial do Turismo. Requerida pela Prefeitura de Dias d'Ávila, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/BA), a atividade foi aberta ao público e contou ainda, com representantes de organizações não governamentais e sociedade civil.

O Plano Municipal de Desenvolvimento Territorial do Turismo, foi elaborado ao longo de 7 meses, e tem como objetivo, alavancar os mais variados setores que permeiam o assunto, com foco no destino de peregrinação católica, a Cidade Santa, que está sediada a meia década na localidade da Biribeira. “Analisamos e constatamos que a maior plataforma turística atual de Dias d'Ávila, é a Cidade Santa, que recebe milhares de fiéis por semana”, disse Ivan Lima, gestor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.


Nesse compasso, foi apresentado o projeto, que visa estruturar um cronograma de 10 anos para a obtenção de resultados transformadores do turismo de Dias d'Ávila para o cenário nacional. Os especialistas Erika Alves e Rafael Ciquella foram os responsáveis técnicos pelo Plano, e salientaram a dinâmica do documento durante a atividade no plenário. “Posicionamento de mercado, promoção e comercialização do destino, definição e fortalecimento dos produtos turísticos e melhoria dos serviços fazem parte do plano operacional”, explicou Erika.



Consolidar Dias d'Ávila entre os 10 destinos turísticos mais visitados na Bahia, faz parte do Plano, e o presidente da Câmara Municipal Junior do Requeijão, ressaltou a importância da apresentação, visto que existe uma pluralidade de opções que merecem de planejamento para desenvolvimento eficaz. “ Dias d'Ávila está no auge da expansão do turismo religioso, o que já tem impulsionado a economia do entorno, porém, precisamos dar atenção especial a identidade do nosso município, desde a preservação do meio ambiente, a cultura pulsante, a musicalidade, o esporte e o turismo rural”, destacou Junior.


O próximo passo será a criação de um Projeto de Lei do Executivo Municipal, para encaminhamento, debate e aprovação na Câmara Municipal.

Participaram ainda, a secretaria de governo Jeane Cruz, que representou na ocasião, o prefeito da cidade; Mestra Dinoélia, fundadora e presidente da Associação de Rendeiras de Dias d'Ávila (Rendavan); e Fábio Nascimento, representante da Cidade Santa e da Comunidade Católica do município.

bottom of page